A gripe pode causar complicações?

Gripe e resfriado são doenças respiratórias, mas são causadas por vírus diferentes. A gripe geralmente é mais intensa do que um resfriado. Ela se apresenta com um início súbito (dentro de algumas horas) com alguns ou todos os sintomas como: febre, nariz congestionado e coriza, tosse, cansaço, dores musculares, dores no corpo, dores de cabeça e calafrios.


Um resfriado se apresenta com coriza ou congestão e geralmente não resulta em complicações graves.
A gripe pode causar complicações graves, incluindo pneumonia, que é uma infecção do pulmão que resulta tanto do vírus influenza sozinho (pneumonia viral) ou da coinfecção com uma bactéria (pneumonia bacteriana secundária). Outras possíveis complicações graves desencadeadas pela gripe podem ser inflamação do coração, cérebro ou tecido muscular e falência de múltiplos órgãos. Isso acontece quando o vírus da gripe causa uma resposta inflamatória em todo o corpo, causando a falência de vários órgãos. Isso pode incluir insuficiência respiratória e renal.


Uma infecção grave de gripe pode exigir internação hospitalar, especialmente em grupos de alto risco para complicações da influenza. Isso inclui mulheres grávidas, pessoas com mais de 65 anos, crianças com menos de 2 anos e pessoas com condições médicas subjacentes como doenças renais ou pulmonares e diabetes.1
A maioria das pessoas se recuperam da gripe em três ou sete dias, com acompanhamento médico adequado.

Por isso a vacinação contra a gripe é tão importante. Vacine-se!

VACINA É NA BIOLAB

Fonte: www.sanoficonecta.com.br